sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Reflexão profissional em clima de folia


Olá, amigos! Navegando na Internet, localizei em um dos meus sites preferidos, o Comunique-se, uma notícia sobre uma pesqusa, de certa forma alarmante, para os profissionais do jornalismo:

74% dos jornalistas jovens querem deixar profissão, diz pesquisa dos EUA

Redação Comunique-se

Um estudo da Universidade de Ball State, no Estado de Indiana, nos Estados Unidos, apontou que 74,5% dos jornalistas com menos de 34 anos estão decididos (31%) ou pensando (43,5%) em deixar a profissão.

Os números da falta de motivação entre os jovens superam a média dos entrevistados: 25,7% dos jornalistas pensam em deixar a profissão, enquanto 36,2% disseram-se em dúvida quanto à carreira.

Entre os motivos da desistência estão os baixos salários, a longa jornada de trabalho e o estresse.

Os jornalistas que deixarão a profissão não vão, necessariamente, abandonar a indústria da mídia, diz a pesquisa. Alguns serão free-lancers, outros pensam no setor de Relações Públicas. Entre outras opções está buscar uma carreira acadêmica e cursar outra área de estudo.

______________________________________

Aqui no Brasil podemos citar também o inchaço do mercado, a formação profissional inadequada e a ascensão do chamado "Q.I" (quem indica) nas redações como fatores que contribuem para que os profissionais migrem para outras áreas a fim de obter sustento. Vivo isso, pois ainda não consegui trabalhar com Comunicação e com carteira assinada após a minha formatura (2004). Como sou insistente, ainda acredito no êxito.

Despeço-me de todos e retornarei após o carnaval com algum material interessante sobre a folia no Rio. Estarei em diversos blocos de rua buscando um olhar diferente sobre esta festa popular.

Abraços e bom carnaval!

2 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Penso cursar faculdade nessa área de comunicação...

E triste esse lance do "Q.I", mas acredito que todos que realmente querem sempre vão à luta e conseguem.

Tamu junto
na luta sempre!

Anônimo disse...

Nem fala, Léo. Eu estudei contigo e também não consigo o "bendito" emprego na área. Ficam reclamando pq querem mais experiência. Mas se não me contratam, como terei experiência??
Bem, para não perder a prática da escrita, vim me refugiar no blogger e no myspace.
Parece que você fez o mesmo.

Sorte para todos nós, que tentamos o lugar ao sol no Jornalismo =]