segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Educação em chamas

Não é a melhor maneira de se começar uma semana. Deixo claro: não tenho intenções político-partidárias neste texto. Escrevo como cidadão e membro da comunidade que freqüenta a UERJ há anos para cursos, atividades esportivas e culturais. Da minha minha janela pude ver as chamas consumindo parte do prédio.

O incêndio que atingiu o prédio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro na tarde deste domingo é apenas a constatação do descaso com que vinha sendo tratada uma das principais instituições de ensino do País. Alunos, professores, funcionários e membros da comunidade já alertavam quanto às condições precárias do campus da Rua São Francisco Xavier – cortes drásticos de verba, bebedouros e banheiros quebrados, péssima conservação, sem papel higiênico, poucos elevadores em funcionamento, funcionários sem aumento salarial há anos, greves que só atrapalham o desenvolvimento acadêmico, atividades culturais escassas, sucateamento generalizado.

Como filho feio não tem pai, os últimos governos estaduais empurram de um lado para o outro a responsabilidade e o resultado é colhido agora. Aulas suspensas por período indeterminado, prejudicando mais uma vez os alunos que ainda acreditam na universidade pública. Tomara que após os danos materiais não surjam mais prejuízos para todos aqueles que dependem deste serviço gratuito, que deveria receber todos os subsídios necessários provenientes dos exorbitantes impostos cobrados pelo Estado.

Assista a matéria da Globonews:
http://tinyurl.com/2hhvo6

Leia a matéria do portal G1:
http://tinyurl.com/2tb2lx

Nenhum comentário: